Eu costumo viajar sem sair do lugar.
Para conseguir as passagens, vou a uma Biblioteca, onde escolho o lugar que mais me agrada e parto num voo inesquecível
em que a minha mente trabalha mais que o meu corpo.

Quinzena das Bibliotecas Escolares

No dia 27 de Outubro fomos à biblioteca da Escola Básica 2/3 participar numa actividade organizada pelas professoras responsáveis pelas bibliotecas do nosso Agrupamento.


A professora Teresa começou por apresentar um Power Point sobre o aparecimento da escrita e como surgiram as primeiras bibliotecas. Depois mostrou algumas das mais importantes e bonitas bibliotecas de Portugal e também de outros países.

De seguida, a professora Cristina explicou as regras de utilização das bibliotecas que devem ser cumpridas por qualquer utilizador, em qualquer parte do mundo.


Aprendemos ainda que os livros estão organizados por temas e as cores que os identificam, são universais.


Durante a apresentação das fotografias de bibliotecas, surgiu a dúvida sobre a origem de uma biblioteca muito original.


Resolvemos pesquisar e descobrimos o seguinte:

Fundada em 1873, a Biblioteca da Cidade de Kansas (Missouri, USA) recebeu uma nova fachada composta de livros que medem aproximadamente 7,5m de altura por 2,70 de largura, em formato de estante.

Os 22 títulos das mais variadas áreas escolhidos pelo moradores, reflectem o interesse dos habitantes da cidade pela leitura, cujo estado possui 321 sistemas de bibliotecas públicas, que movimentam anualmente cerca de 9,6 livros.


A bonita, curiosa e criativa peça arquitetónica da fachada, recriou em escala gigante as formas das obras existentes nas prateleiras, deixando a todos maravilhados com o impacto.
Assim é que arquitectos e designers de interiores desenvolvem projectos de estantes cada vez mais criativos e integrados à decoração de ambientes como item de fundamental importância, vindo em alguns casos, constituir-se em verdadeiras obras de arte, como podemos ver.




27 de Outubro de 2010                                     Os alunos da EB1 de Coruche nº2